A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

domingo, 11 de julho de 2010

E aí, valeu a pena?

Se valeu? “Tudo vale a pena se a alma não é pequena” já dizia Pessoa. As leituras sugeridas trouxeram-me uma luz para a temática de tecnologias na educação. O que fazer, para quem, como e quando. Mas especialmente destacou-se a necessidade de reflexão.

Os recursos tecnológicos estão em nossa sociedade, para o bem ou para o mal, então podemos escolher conhecê-los, nos apropriarmos dessas ferramentas ou ignorá-las e adiarmos nossa qualificação. Vimos que as tecnologias por si só não fazem uma aula produtiva com a aprendizagem dos alunos, mas essas ferramentas podem vir a ser poderosíssimos recursos à nossa disposição em educação.

Ao visitar a TV Escola, Revista Escola, Portal do Professor, etc., conhecemos muitos e melhores jeitos de trabalhar em sala de aula. Na maioria, são propostas simples que podem ser adaptadas ao nosso dia-a-dia. Podemos planejar uma boa aula e enriquecê-la com chats, vídeos, microfones, música, produzir vídeos etc... e os alunos fixarem mais eficazmente os conteúdos. Mas sem um planejamento minucioso essas ferramentas são esvaziadas de sentidos e não auxiliam a aprendizagem.

São interessantes as propostas do curso apresentadas: criação de blogs (os endereços dos colegas poderiam ficar em local mais acessível), planos de aula, postagem de links, fazer downloads e fórum de interação.

Fazendo esse estudo voltamos aos textos dos colegas e constatamos que mesmo com o tempo exíguo nós professores discutimos o fórum, planejamos, executamos e postamos aulas, estudamos, escrevemos... e também nos divertimos, graças a Deus (temos ótimas fotografias nos blogs). Estamos buscando mais conhecimento e melhor qualificação. Isso é aprendizagem permanente. E por isso reafirmamos que o grande diferencial na educação é o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário