A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Direito fundamental a proteção e a integração social da pessoa com deficiência a luz do texto constitucional

O papel do educador como facilitador do cumprimento dos dispositivos legais do direito e integração da pessoa com deficiência
Para descrever o papel de educadora como disseminadora do cumprimento do direito fundamental à proteção e à integração social da pessoa com deficiência é falar de meu despertar em todas as dimensões do tema: de estudo e de minha atuação que conecte a norma ao contexto em que estão inseridos meus alunos. Percebendo que a norma é um ‘mandamento’ do desenvolvimento pleno da pessoa e que eu, educadora, devo concretizá-la.
Deverei atuar estimulando todos os alunos a refletirem sobre o tema abordados, criando neles uma atitude proativa, trazendo assuntos e questões atuais para sala de aula em clima de descontração e respeito mútuo, utilizando sempre a contextualização que se adeque às situações práticas, aceitando as diferenças, promovendo um ensino mais humanista e desenvolvimento pleno que beneficiará toda sociedade.
É imprescindível o respeito às habilidades e atitudes específicas de cada aluno onde também deverá refletir na avaliação deste, sempre individualizada.
Esse é um de nossos papeis como educadores: papel afirmativo e de liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário