A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Biografias e autobiografias

Tema: Biografias e Autobiografias

Conteúdos curriculares envolvidos: Língua Portuguesa e História

Números de alunos: 35 estudantes de séries finais do Ensino Fundamental

Tecnologias: Giz e quadro, computador, máquina fotográfica, livros impressos, e impressora.

Mídias utilizadas: Tv, internet e livros impressos

Duração: 2 a 4 meses

Projeto desenvolvido por: Beatriz Goveia

Postado em: http://revistaescola.abril.com.br

Atitudes dos alunos: Apropriação da linguagem escrita, iniciativas individuais, independência para selecionar fatos relevantes da vida, análise sobre a estrutura de biografias, ampliação de atitudes do coletivo, favorecimento do hábito de planejamento.

Desenvolvimento das atividades

Nesse projeto os estudantes são convidados a registrar suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de suas vidas e transformar o conjunto de suas histórias em livro.
E para a apropriação da linguagem escrita e a capacidade criadora são realizadas leituras de biografias de personalidades da música, pintura e literatura (Portinari, Villa Lobos e Mozart) e identificar as características desse tipo de texto que os diferencia dos demais. Depois é elaborado roteiro que contemple os assuntos escolhidos para suas biografias. Também é listado o que pode deixar o texto mais atraente aos leitores e enumerados expressões, palavras e conectores para serem usados em suas biografias (desde então, tal qual, predileta, emocionante, porém, silenciosamente...).
Feito isso parte-se então para a temporada de produção de texto, seguida de revisões e ajustes. O professor deve oportunizar boas situações de aprendizagem, de atmosfera colaborativa e respeito à diversidade presente nos textos dos estudantes.
Os textos são lidos em sala e, se achar oportuno, o aluno pode escrever uma outra versão baseada nos comentários dos colegas.
Os alunos usam o labin e digitam suas autobiografias. Um outro passo importante é a ilustração das histórias. São tiradas fotografias e os próprios alunos usam recursos da internet como o fotomoldura para incrementar seus retratos. O professor escreve a introdução e o índice. A capa é escolhida pelos estudantes entre as fotografias da turma durante a produção do livro.
No dia do lançamento pais e outras personalidades são convidados para celebração dessa conquista.

Zeneide Maria Filgueiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário