A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Refletindo sobre a identidade do professor

Refletindo sobre a identidade do professor e sobre a
própria aprendizagem

“O educador não é nunca simplesmente um papel, uma função,
um personagem, uma ruela residual da máquina educativa e,
se assim o for é porque se demitiu como pessoa.” Moacir Gadotti

Nós educadores temos ouvido um chamado insistente de nosso povo – um convite: tentar ler diferentemente a educação que vivemos e que praticamos. Preocupados não apenas com o conteúdo e a forma do que ensinamos, mas com o contexto ao qual estamos ensinando. Dirigirmos atenção às necessidades de nossa sociedade, com tudo que a compõe: suas angústias, problemas e inquietações.
O nosso desejo não é apenas analisar o ambiente em que estamos inseridos, mas intervir nele. O sistema de ensino é capaz, confiamos que é¸ de desenvolver em todos a capacidade de pensar, com uma formação geral e política, mas não bastam discursos para que as coisas mudem.
Os desafios propostos a nós estão postos em uma mesa farta: pensar na aprendizagem dos alunos e em nossa própria; aprender caminhos e ensinar caminhos; perceber que a aprendizagem é uma atividade contínua do professor.
Nesse papel não cabe a nós professores sermos obedientes, servis, mas autônomos no pensar a educação, fazer a educação e auto gerir a própria aprendizagem. Exige autodeterminação e um pensamento investigativo para que, como, para quem, contra quem estamos trabalhando? Não viver uma educação neutra que serve aos propósitos do capitalismo, pois a neutralidade aparente aliena. Basta de a educação fazer o que a classe dominante lhe pede. Educação nesse pensar não se consegue com treinamento ou domesticação.
Como essa visão mais perto de nossa realidade devemos produzir além de nossa aprendizagem intelectual, mas igualmente a aprendizagem afetiva, a social e a política.

Zeneide Maria Filgueiras

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

GADOTTI, Moacir. Educação e Poder, 13. ed. – São Paulo-SP Cortez, 2003.

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