A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

LITEROBLOG

LITEROBLOG: a criação de um blog literário em sala de aula

Com o objetivo de melhorar a comunicação e expressão dos estudantes, o contato com gêneros textuais, como também trabalhar os temas gramaticais do curso a professora Ana Graziela Cabral associou o uso de recursos tecnológicos á produção do conhecimento, criando um blog literário com seus alunos. É uma proposta para ser desenvolvida a longo prazo e com resultados duradouros.
Ana Graziela propôs inicialmente estudo do gênero conto trabalhando os elementos da narrativa - foco narrativo, enredo, tempo espaço – fundamentos para a construção de narrativas. Depois estudou o mini-conto, que pelo pouco tamanho serve como um atrativo positivo aos alunos e um bom começo para eles continuarem a ser autores textuais desse e de outros gêneros. Foram sugeridos os endereços para pesquisa inicial nos links: http://www.mundovestibular.com.br/articles/7333/1/Elementos-da-Narrativa-Video-Aula/Paacutegina1.html Foi proposta seleção dos melhores textos para a postagem. Elegeu-se também para a composição do literoblog a postagem de charges, tirinhas, textos de autores consagrados... com atenção a autoria das publicações.
Consideramos interessante a indicação de links de pesquisa sobre todo o conteúdo estudado: sobre os gêneros textuais conto e mini-conto, leitura de mini-conto de autores consagrados, sobre blogs – suas funções e ferramentas.
Propôs-se a interação dos estudantes ao longo de todo o processo de criação e das postagens dos textos. E aos estudantes coube a formatação do site: a apresentação do blog ao público, o layout, o registro do desenvolvimento do projeto, a seleção de imagens relacionada a cada mini-conto, a busca de textos literários consagrados, as charges, as tirinhas, as imagens.
A sugestão foi que o blog fosse divulgado entre os familiares e pessoas em geral para que pudessem compartilhar as postagens feitas e receber comentários a fim de motivar a manutenção do blog.
Um ponto muito interessante, foi o de criar em sala de aula momentos para discussão das postagens para aprofundar a discussão sobre a sistematização de alguns conteúdos gramaticais que acharam relevantes para aprimorar a escrita dos alunos: pontuação, o uso de pronomes, escolha do vocabulário, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, correlação entre os tempos verbais... espaço para sugestões de modificações e tirar duvidas.
Para fechar as discussões, mostrou-se aos alunos um vídeo que fala sobre as influências positivas e negativas da tecnologia na vida humana. Eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=RuDYAjK88bw. De maneira humorada, esse vídeo pode despertar os alunos para o fato de que, apesar das vantagens que a informatização pode trazer para o homem, ela também traz sérias consequências, e dever ser utilizada conscientemente.
A comparação entre as primeiras postagens e as mais recentes traça o percurso de desempenho do aluno, quanto à capacidade de produção escrita, da criatividade e dos recursos utilizados no blog parece um bom parâmetro para avaliação do trabalho.
Concluí que temos trabalhado com esse mesmo objetivo nas produções textuais tradicionais utilizando outros recursos para despertar a atenção e motivação nos estudantes, entretanto esse recurso sugerido com certeza pareceu-me mais eficiente por ser mais atraente aos jovens.


Zeneide Maria Filgueiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário