A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ações Locais: Direito à Educação e à Aprendizagem

Eliete Santiago nos fala em seu texto “Direito à aprendizagem; o desafio do direito à educação” que na universalização do ensino há que se superar dois desafios: a permanência e o desenvolvimento das aprendizagens. Dados nos relatam que estamos longe de vencê-los, mas nesse cenário nem tudo é desolador. Em Palmas, um grande avanço foi a erradicação do analfabetismo desde 2014.
Citamos algumas ações educativas promovidas em 2015, muitas delas são contínuas e já fazem parte da agenda escolar da Unidade Escolar ou da Rede Municipal de Ensino.

Fórum Permanente da Educação de Palmas (FEPalmas)
(Irene Alves — Foto divulgação Semed/ www.palmas.to.gov.br)
O Fórum Permanente da Educação de Palmas foi instituído por meio da Lei nº 1911, de 10 de agosto de 2012. Em 2012, organizou a I Conferência Municipal de Educação de Palmas, onde apresentou um breve diagnóstico da educação para levantamento de propostas para a elaboração do Documento Base.

Seminário sobre alfabetização na idade certa 

O evento tem como objetivo socializar as práticas que possam fortalecer e promover a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitar a discussão sobre as metodologias desenvolvidas em sala de aula, relacionando as competências e as habilidades às práticas docentes.

Cartão do Estudante 

Concessão do cartão do estudante a universitários de baixa renda e tem por finalidade subsidiar passagem de transporte público urbano, incentivando o acesso e a permanência dos estudantes de ensino superior de Palmas. 

Feira de Ciências Inovação e Tecnologia - Fecit

(Irene Alves - Foto divulgação Semed/ www.palmas.to.gov.br))
 O evento é um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes envolvidos, numa grande mostra de projetos. A Fecit conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec), Faculdade Católica do Tocantins (Facto), Secretaria de Educação, Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), IFTO, ITOP, IEL, Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, Fapto e de representantes da sociedade civil.

Socei
 O Sistema On-line de Cadastro da Educação Infantil (Socei) foi desenvolvido para democratizar o acesso à Educação Infantil nos CMEIs.

Programa Proteção e Amizade

O Programa tem por objetivo promover ações preventivas de segurança pública, preservação do sentimento da vida em comunidade e exercício da cidadania entre os alunos, englobando projetos de cunho preventivo à violência e ao uso de drogas e a formação e disseminação de valores culturais por meio da música.

Dentre as ações do Programa destacam-se o Projeto Guardião Mirim, a Escolinha de Música, a Banda de Música, o Sistema de Registro de Ocorrências e a viatura para Ronda Escolar.

SAEP

(Irene Alves - Foto divulgação Semed/ www.palmas.to.gov.br))
O SAEP é uma avaliação externa realizada desde 2012, pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública municipal, com o objetivo de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Por meio da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da Semed é feita a elaboração, aplicação, correção, tabulação de dados, divulgação dos resultados e produção de relatórios técnico-pedagógicos, subsidiando as unidades educacionais na melhoria da aprendizagem.

Projeto Eco Enduro da Escola Municipal de Tempo Integral Olga Benário

O Projeto Eco Enduro que conta com palestras, oficinas, gincana esportivas e enduro e está em sua 2ª edição.

Formação do Programa Prouca

Cerca de 190 professores de oito escolas da rede municipal de ensino contempladas com o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) participam Formação do Prouca Palmas. O curso tem como objetivo promover a melhoria progressiva da qualidade da educação básica com ênfase na atualização dos docentes no uso dos recursos pedagógicos.

Formação de professores de língua inglesa

O projeto inclui o ensino de língua inglesa na sala de aula, treinamento de professores, com a apresentação de metodologias inovadoras que podem ser aplicadas em qualquer nível de aprendizado.
O curso tem como finalidade a formação de professores de inglês, considerando os conhecimentos dos docentes no seu trabalho diário.

Café Literário da Escola Aurélio Buarque de Holanda

(Foto divulgação Semed / www.palmas.to.gov.br))
Café Literário com o tema “Pode entrar, tem poesia”, em homenagem ao escritor e poeta tocantinense Osmar Casagrande. O evento é aberto a toda comunidade e faz parte da agenda escolar e tem como objetivo desenvolver nos educandos o gosto pela leitura, a auto-expressão e estimular o desejo de novas leituras, além de oportunizar o conhecimento dos autores regionais

O Café Literário homenageou, nas edições anteriores, o poeta, jornalista e professor da rede municipal, Jamir Lourenço Filho, o também jornalista e escritor Tião Pinheiro e o escritor Odir Rocha.

Escola Municipal Antônio Carlos Jobim promove seminário sobre drogas e bullying

A Escola Municipal Antônio Carlos Jobim promove Seminário sobre nomofobia (dependência do celular), drogas, bullying, cigarro e outros assuntos da atualidade.

Concurso de Redação e Desenho para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino

(Irene Alves - Foto divulgação Semed/ www.palmas.to.gov.br))
O tema do concurso nessa 1ª edição é “Palmas: cidade amada!”, e tem por finalidade estimular e valorizar a interação das crianças e jovens com seu meio, de forma a estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre o seu entorno.




III Conferência de Educação é encerrada com votação do Plano Municipal de Educação

(Irene Alves - Foto divulgação Semed/ www.palmas.to.gov.br))
 Nesta III edição da Conferência participaram profissionais da educação da rede pública e privada, gestores educacionais, movimentos sociais, estudantes, pais, universidades, sociedade civil organizada, instituições privadas, conselhos de educação, entre outros.

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