Aprovação Assistida não é aprovação automática
Aprovação automática quer dizer sem avaliação, sem orientação, sem algum apoio. O aluno, mais tarde, pode atribuir à escola - com razão - o abandono a que foi submetido, sem ter nenhum tipo de orientação.
Na Aprovação Assistida, ao contrário, é possível falar em mais tempo de aprendizagem (não somente os 200 dias previstos), aprofundando a concepção sobre o ensino e a aprendizagem. A aprendizagem do aluno pode continuar no ano seguinte. Às vezes, alguns meses ou um semestre a mais são suficientes para constatar mudanças no aluno.
Sabe-se que as crianças têm diferentes habilidades e diversas maneiras e ritmos para aprender.
Nessa perspectiva de ensino, é necessário diagnosticar e corrigir os rumos antes do fim do ano, e ainda no ano posterior, e que os professores se envolvam em planos de orientação dos alunos com dificuldades.
A solução para um ensino eficaz não está na repetição dos conteúdos ou em afirmações de que os alunos não gostam de estudar. A escola tem que garantir a oportunidade de todos aprenderem.
Uma mobilização pelo ensino e pelo aluno.
Comece imediatamente
Os alunos em progressão assistida devem participar de apoio à aprendizagem a partir das primeiras semanas de aula. Para isso a escola chama a família para falar da necessidade do aluno ter suplemento no ensino para consolidar as capacidades previstas e para assinar termo de cooperação em que contenha as ações da escola e as ações da família no processo de ‘Reforço Escolar’, como a obrigatoriedade de participação do filho nas atividades regulares e nos momentos de Apoio à Aprendizagem e execução das atividades propostas.
Lembrar que é dever da Escola, mas também da Família garantir ao educando o direito de aprender e que a família, sob o risco de responder à justiça por ‘abandono intelectual de menor’, deve auxiliar à escola no processo educacional: estimulando-os para os estudos, assegurando sua presença nas aulas e no reforço até vencerem as dificuldades.
Apoio à Aprendizagem (reforço escolar)
Não é impossível!
Contraturno
Basicamente os alunos necessitam desempenho em leitura e escrita autônoma e raciocínio lógico para aprenderem os componentes curriculares de gramática, matemática, ciências e todos os componentes curriculares, por isso o alunos com déficit de aprendizagem pode participar, no contra turno, das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, de série anterior até vencer as dificuldades.
Mais educação
Quando iniciar o atendimento, matricular o aluno em progressão assistida em oficinas de orientação de estudos de letramento e de matemática.
“O padrão de qualidade da educação se efetiva mediante desenvolvimento de ensino adequado à aprendizagem contínua e progressiva do educando.”
CONSULTA
QEdu.org.br- Progressão Continuada e o Direito à
Educação
Fernando José de Almeida. Docente da PUC-SP.
Progressão Continuada não é Aprovação automática
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segunda-feira, 19 de outubro de 2015
PROGRESSÃO ASSISTIDA
UMA APROVAÇÃO
CONTINUADA E EFETIVA
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