A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

PROGRESSÃO ASSISTIDA

UMA APROVAÇÃO CONTINUADA E EFETIVA


APROVAÇÃO ASSISTIDA
    
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Legislação

LDB 9394/96, arts.12 V, 13 III e IV, 23 caput § 1º, 24 V b c e, 32 § 2

PNE- Lei 13.005/14 Meta 2 (2.2, 2.7)

Portaria nº 853/10
Escola Jorge Amado promove Campeonato da Tabuada

Anote!

O regime de progressão continuada é recomendado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 9.394/96, no art. 32). Portanto, os conteúdos não absorvidos em um ano escolar são transmitidos em aulas de reforço no período letivo seguinte (aprovação assistida).
 
“Juntos, podemos fazer muito mais!”


PROGRESSÃO CONTINUADA e O DIREITO DE APRENDER

O acesso a uma educação de qualidade é um direito constitucional e também dever do Estado. A aprendizagem do aluno e sua progressão nos estudos é o objetivo da educação escolar, mas para que ela ocorra deve se levar em conta o tempo de aprendizagem. 
Para assegurar este tempo, a escola, a partir de orientações das redes e sistemas de ensino públicos e de leis educacionais, locais e nacionais, pode se organizar por ciclos, grupos não-seriados, séries anuais, grupos multiseriados, progressão continuada, entre outros, “com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar” (LDB 9394/1996, art.23.).
PROGRESSÃO CONTINUADA E APRENDIZAGEM
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira, a progressão continuada é uma das formas de garantir o acesso e a permanência do aluno à escola, possibilitando o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Entre estas formas de organização escolar, ela vem sendo adotada como prática nas redes de educação de estados e municípios.
Para que se efetive, a progressão continuada assume diferentes formatos: desde a organização de turmas de aceleração, compostas por grupos de alunos que não conseguem acompanhar o ritmo de uma turma regular, pois apresentam necessidades de aprendizagem específicas ou turmas de apoio pedagógico, que geralmente funcionam no contra turno escolar, onde alunos são expostos a atividades que trabalham conteúdos pontuais; há também a possibilidade de organização de projetos de ensino, de recuperação periódica ou paralela, etc.

Muitas vezes a dificuldade do aluno é o reflexo da dificuldade da escola, do currículo (pouco significativo para o aluno) e dos professores.” 

Aprovação Assistida não é aprovação automática


Aprovação automática quer dizer sem avaliação, sem orientação, sem algum apoio. O aluno, mais tarde, pode atribuir à escola - com razão - o abandono a que foi submetido, sem ter nenhum tipo de orientação. 
Na Aprovação Assistida, ao contrário, é possível falar em mais tempo de aprendizagem (não somente os 200 dias previstos), aprofundando a concepção sobre o ensino e a aprendizagem. A aprendizagem do aluno pode continuar no ano seguinte. Às vezes, alguns meses ou um semestre a mais são suficientes para constatar mudanças no aluno.
Sabe-se que as crianças têm diferentes habilidades e diversas maneiras e ritmos para aprender.  
Nessa perspectiva de ensino, é necessário diagnosticar e corrigir os rumos antes do fim do ano, e ainda no ano posterior, e que os professores se envolvam em planos de orientação dos alunos com dificuldades.
A solução para um ensino eficaz não está na repetição dos conteúdos ou em afirmações de que os alunos não gostam de estudar. A escola tem que garantir a oportunidade de todos aprenderem.
Uma mobilização pelo ensino e pelo aluno.


Comece imediatamente

Os alunos em progressão assistida devem participar de apoio à aprendizagem a partir das primeiras semanas de aula. Para isso a escola chama a família para falar da necessidade do aluno ter suplemento no ensino para consolidar as capacidades previstas e para assinar termo de cooperação em que contenha as ações da escola e as ações da família no processo de ‘Reforço Escolar’, como a obrigatoriedade de participação do filho nas atividades regulares e nos momentos de Apoio à Aprendizagem e execução das atividades propostas.

Lembrar que é dever da Escola, mas também da Família garantir ao educando o direito de aprender e que a família, sob o risco de responder à justiça por ‘abandono intelectual de menor’, deve auxiliar à escola no processo educacional: estimulando-os para os estudos, assegurando sua presença nas aulas e no reforço até vencerem as dificuldades.

Apoio à Aprendizagem (reforço escolar)

Não é impossível!

Contraturno
Basicamente os alunos necessitam desempenho em leitura e escrita autônoma e raciocínio lógico para aprenderem os componentes curriculares de gramática, matemática, ciências e todos os componentes curriculares, por isso o alunos com déficit de aprendizagem pode participar, no contra turno, das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, de série anterior até vencer as dificuldades.
Mais educação
Quando iniciar o atendimento, matricular o aluno em progressão assistida em oficinas de orientação de estudos de letramento  e de matemática. 



“O padrão de qualidade da educação se efetiva mediante desenvolvimento de ensino adequado à aprendizagem contínua e progressiva do educando.” 

CONSULTA
QEdu.org.br- Progressão Continuada e o Direito à Educação

Fernando José de Almeida. Docente da PUC-SP. Progressão Continuada não é Aprovação automática 

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