A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Educação e apropriação da realidade local

Ladislaw Dowbor nos conta que vencer as barreiras da não aprendizagem é vencer a barreira da não autoria, da passividade social. É substancial que a educação, os cidadãos sejam donos da própria transformação.
A educação é demorosa para mudanças, os estudos de muito pesquisadores atestam essa resistência, que já até folclórica, mas a consciência de mais e mais pessoas, de coletividades que chegam a mobilizar cada vez mais o entorno, a comunidade, a cidade, a região, constitui, segundo Dowbor uma das mudanças mais profundas que estão ocorrendo no país e nessa caravana de movimento a educação não pode ficar de fora, pois que essa transformação econômica e social que as localidades estão construindo todos os setores ficam dentro, são autores da transformação, são donos do destino.
As localidades que estão nessa vanguarda estão conhecendo solidamente suas realidades, dando robustez a sistemas de informação e divulgando essas informações e assim permitem iniciativas inteligentes por parte de todos.
O Conselho Municipal de Educação é um agente importantíssimo nesse movimento de transformação em que o direito de aprender poderá cada vez mais ser fortalecido e realizado, saindo da condição de ‘ideal’. E Dowbor apresenta, como inspiração, algumas sugestões que já foram usadas em outras localidades e que deram certo: 
  • montar núcleo para apoiar a iniciativa de inserção da realidade local nas atividades escolares; 
  • organizar parcerias locais para contribuir com o processo; 
  • organizar ou desenvolver o conhecimento da realidade local a partir de parceria com outros segmentos locais e 
  • organizar a inserção desse conhecimento no currículo e nas diversas atividades da escola e da comunidade.


A educação se apropriando da realidade local, seus problemas e suas potencialidades, sua população, a geografia, a economia, o entorno, a saúde... torna mais compreensível e mais fácil o ensino e a aprendizagem. Assim, além de ter acesso e permanência nas escolas, nossos jovens, nossos meninos e meninas terão a conclusão de seus estudos com qualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário