A vida

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

(Charles Chaplin)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade atual

As novas tecnologias têm impactado todas as sociedades. Os novos recursos aparecem na vida cotidiana em todos os segmentos: trabalho, estudo, lazer, pesquisas, saúde, sistemas econômicos, modos de consumo, etc alterando o modo de viver de cada indivíduo.
Novos recursos tecnológicos permitem ao homem relacionar-se com o mundo real, virtual e da ficção se entrelaçam, alterando a percepção do mundo e da realidade. Os tempos e os espaços se sobrepõem. Todos podem estar conectados com outros povos, de outros países, de culturas distintas em uma imensa rede comunicativa.
Ao observar a relação da sociedade com os avanços tecnológicos é possível constatar os benefícios atingidos, mas também a necessidade de que sejamos conscientes criticamente do papel e do uso da tecnologia em nossas vidas. Somos autores desses processos, não agentes passivos. Somos usuários de todo esse acervo e somos criadores e como humanos, não perder o foco da humanidade, das relações e interações sociais: humanas.
Isso posto que a informatização altere o modo de conhecer e de aprender, tem sido causa de questionamentos, análises, estudos de como integrá-la aos processos educativos. 
Na modalidade de ensino a distância exige uma pedagogia que além do enfoque técnico tenha foco nas relações metodológicas e didáticas que orientem o aluno para autonomia e disciplina.
O uso de ambientes virtuais de aprendizagem tem a perspectiva de uma educação inovadora, com olhar sobre a existência humana geradora de mudanças e transformações.
A professora de Língua Inglesa tem usado de forma bastante lúdica e proveitosa recursos tecnológicos em suas aulas. Ela tem usado o celular em favor da aprendizagem. Os alunos de anos finais do Ensino Fundamental, organizados em grupos, produzem vídeos com paródias de música em inglês (um grande número usa o cômico para valorizar o trabalho e atrair o público). Gravam, fazem cortes dos vídeos, editam, etc.
Para divulgar os trabalhos todos os vídeos produzidos são reproduzidos numa mostra cinemática e são eleitos os melhores vídeos com postagens dos vídeos na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário